I'm Good--Blaque

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

As minhas férias-Braga, o Bom Jesus um destino religioso memorável

Braga é um destino cheio de beleza, cheio de cultura, um destino ecolólico e religioso e demasiado limpo, os meus parabéns aos políticos e ao presidente que a governa.
Não posso deixar de dizer isto...
Sócrates nunca poderia ir para o Norte do Nosso país governar, pois destruíria logo esta beleza que aqui reside e nunca seria um político desejado.
Os políticos do Norte sentem-se frágeis mas amados pelo povo, pois respeitam imenso o ambiente e ajudam as pessoas como podem.
Se os políticos de Lisboa estivessem no Norte destruiriam a beleza que no Norte reside e se sente, pois é memorável e deslumbrante a sua paisagem e demasiado tocante e, os governantes políticos de Lisboa só pensam em bens materiais e nada em cultura nem no Ambiente, como podes ver as suas acções e as suas atitudes nestas vertentes ao longo do Verão e ao longo do ano e anos anteriores.
Em todos os destinos do Norte, vi a religião bem patente e até nas placas das zonas a dizer: sauda-vos, isso foi bom ver e verificar, pois vê-se que estamos perante um povo demasiado religioso, eu agradeço e Deus também, pois ele está sempre convosco.

Isso é bom, mas também mau se caírem na seita do REINO DE DEUS, que engana resmas de pessoas e isso é visivel na net e no youtube, eu nada digo sem ter provas para o comprovar, acreditem em mim, que sou demasiado justa e humana e religiosa, mas não me deixo enganar por tal religião.

Tenho um agradecimento às pessoas do Norte de Portugal, por cuidarem bem da sua natureza e pela sua simpatia extrema como me receberam de braços abertos. Espero que no próximo ano, mandem os polícias florestais tomarem conta destas belezas para nada vir acontecer, pois são elas que nos fazem viajar e viver,
Não visitei Gerês com muita pena minha, mas prometo-vos que para o ano farei e revelarei, mas acreditem que costou-me imenso não o fazer.
A todos desejo uma boa viagem e muito obrigado pela vossa visita,
Lénia

http://www.bomjesus.net/ um site a visitar e que merece a vossa visita para saberem mais deste destino religioso e sobre zonas que o rodeiam.


Estátua de São Longuinhos
Situada sobre uma rocha onde estava a torre da primitiva igreja do Bom Jesus.





O Santuário do Bom Jesus do Monte ou Santuário do Bom Jesus de Braga é um local religioso e turístico localizado em Tenões, uma freguesia dos arredores de Braga, Portugal. O Bom Jesus possui uma grande igreja, um escadório por onde passa a Via Sacra do Bom Jesus, uma mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um elevador hidráulico centenário.

O santuário do Bom Jesus serviu de inspiração a numerosas construções pelo mundo fora como o Bom Jesus de Congonhas em Congonhas, Brasil, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego etc.
A igreja:
Foi projectado pelo arquitecto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, para substituir uma primitiva igreja, mandada construir por D. Rodrigo de Moura Teles, que se encontrava em ruínas. As obras começaram em 1 de Junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811. É um dos primeiros edifícios neoclássicos em Portugal. A fachada é ladeada por duas torres e termina num frontão triangular.

Os Escadórios do Bom Jesus vencem um desnível de 116 metros e estão divididos em três partes:
Escadório do Pórtico
O Pórtico, um arco à entrada da escadaria, mostra o brasão de D. Rodrigo de Moura Teles, Arcebispo de Braga, responsável pela construção, em 1723, do primeiro grande lanço de escadaria e capelas. Nesta primeira parte, estão as capelas do início da Via Sacra.

Escadório dos Cinco Sentidos
Nesta parte do escadório estão cinco lances de escadas, intervalados por patamares com fontes alegóricas aos cinco sentidos, pela seguinte ordem: Visão, Audição, Olfacto, Paladar, Tacto

A primeira fonte, a das Cinco Chagas, tem a seguinte inscrição: «Fontes de púrpura abriu então o ódio amargo; agora o amor transforma-os aqui em cristais para ti»

Fonte da Visão
Na fonte da Visão existe uma estátua lançando água pelos olhos e onde a inscrição é «Varão prudente, toma-as por um sonho e assim vigiarás». À direita a estátua de Moisés dizendo «Aqueles que feridos olhavam saravam» e de Jeremias, com a inscrição «Eu vejo uma cara vigilante».

Fonte da Audição
A fonte do Ouvido, representado por uma figura que lança água das orelhas tem a estátua de Idito a tocar cítara e a legenda “Que cantava ao som da cítara, presidindo os que cantavam e louvavam o Senhor». À esquerda está David e «Ao meu ouvido darás gozo e alegria» em frente a uma mulher que lhe diz «Tua voz soe aos meus ouvidos».

Fonte do Olfacto
Na fonte do Olfacto a estátua deita água pelo nariz e a estátua é de um varão encabeçado pela inscrição «Dai flores como o lírio e rescendei suave cheiro». À esquerda está Noé e à direita Sulamite dizendo «A tua estatura é semelhante a uma palmeira... e o cheiro da tua boca é como o das maçãs».

Fonte do Paladar
Na fonte do Gosto a estátua deita água pela boca e tem a estátua de José do Egipto com um cálice e um prato nas mãos. «A tua terra seja cheia das bênçãos do senhor, dos frutos do céu e do orvalho» é o que se lê. À esquerda Jónatas dizendo «Provei um pouco de mel na ponta duma vara e eis porque morro» e na direita Esdras pedindo que «Prove o pão, e não nos abandones, como o pastor no meio dos lobos».

Fonte do Tacto
Na fonte do Tacto, cuja fonte tem uma bilha segurada por duas mãos, donde cai água. A estátua da fonte é de Salomão, com a sugestiva inscrição «As minhas entranhas estremeceram ao seu toque». Salomão está ladeado por Isaías que diz «Tocou a minha boca» e Isaac, cego com as mãos estendidas à procura do filho e proferindo «Chega-te a mim, meu filho, para que te toque».

Escadório das Três Virtudes
Nos mesmos moldes do Escadório dos Cinco Sentidos, data de 1837. Possui três fontes dedicadas às Virtudes teologais: Fé, Esperança, Caridade.

Fonte da Fé
A primeira fonte, a Fé, possui a inscrição «Correrão dele águas vivas». As alegorias fazem-se à docilidade e à confissão.

Fonte da Esperança
A segunda fonte é a da Esperança, com a arca de Noé por baixo da qual cai a água: «Arca na qual... se salvaram almas». Aqui alude-se à confiança e glória.

Fonte da Caridade
A fonte da Caridade, simbolizada por uma estátua de mulher com duas crianças nos braços: «São três estas virtudes... a maior delas, porém, é a caridade». A água jorra do coração de uma das crianças e as alegorias fazem-se à Benignidade e à Paz.

Para terminar o escadório culmina na Fonte do Pelicano a que se segue a Igreja. Num total de 581 Degraus.










Elevador do Bom Jesus
O Elevador do Bom Jesus é um funicular que liga a parte alta da cidade de Braga ao Santuário do Bom Jesus do Monte; é gerido pela Confraria do Bom Jesus do Monte.

A vista para a cidade de Braga









Continuação do Bom Jesus



































Parque
O Parque do Bom Jesus é constituido por uma mata, jardins, vários lagos artificiais (o maior com barcos para alugar), um campo de ténis, jardim infantil, establecimentos de restauração, praças como o Terreiro dos Evangelistas etc.

















Outros lugares a arredores desta zona





Obrigado pela vossa visita e desculpem se disse algo que vos ofende, mas acreditem que só tento abrir-vos os olhos e adoro a justiça e o bem e odeio a corrupção e a fraude e a mentira que existe pelo mundo fora.
Mas lembrem-se, nada nem ninguém é mais forte do que você mesmo, por isso acredite sempre em si mesmo e ame-se demasiado e verá que a sua vida será bem melhor a partir desse dia.
Se ainda não conhece este destino visite-o, pois ele merece a sua visita, eu irei revelar-vos imensos destinos nestes dias e irei meter-vos aqui em 1º lugar e depois nos outros blogs, porque faço questão revelar a beleza das zonas do nosso país.
Se quiserem que revele algo vosso junto, digam que farei com todo os gosto, pois tenho gosto de ajudar todas as pessoas que necessitam da ajuda das pessoas e se estamos neste mundo, é para nos ajudarmos a uns aos outros e não afastarmos-nos.
Se vocês souberem unir-se sempre contra este Governo e contra todos os políticos de outra cor que são todos iguais e que só pensam nos seus interesses e amigos, e em tactos e em comer de borla com os amigos, verão que podem mudar este país, por isso juntem-se pessoal do Norte, do Centro e do Sul, que a união é mais forte do que qualquer lei que só ajuda os seus interesses políticos e corrupção.

Amei Braga e voltarei e agora irei revelar a CIDADE DE BRAGA que é um destino bem limpo e religioso e cultural com pessoas maravilhosas e amavéis.
Muito obrigado pessoal.
Façam uma boa viagem,
Lénia

Sem comentários: