I'm Good--Blaque

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Maior presépio animado do país encontra-se em Penela

Maior presépio animado do país abre amanhã em Penela
03-12-2010

Por Zilda Monteiro
Conhecida como “Vila Presépio”, Penela inaugura amanhã o maior presépio animado do país, um evento que todos os anos atrai largas dezenas de milhares de pessoas. Durante cerca de um mês, os visitantes são convidados a embarcar numa viagem mágica e a passar bons momentos num ambiente repleto de fantasia e ilusão.
Apesar de ter uma história ainda curta, o Penela Presépio é conhecido em todo o país, atraindo todos os anos largas dezenas de milhares de visitantes. A magia em torno deste presépio é de tal modo envolvente que não há ninguém que lhe fique indiferente.


É esta envolvência e esta magia da época natalícia que o público pode vivenciar, de amanhã a 2 de janeiro, no Castelo de Penela, onde se encontra aquele que é considerado o maior presépio animado do país.

Durante cerca de um mês, população e visitantes são desafiados a conhecerem este espaço de fantasia e de fascínio, onde é possível encontrar uma recriação completa do presépio tradicional, tendo este a particularidade de mostrar ao vivo as figuras em movimento, criando, por isso, uma imagem muito real de todo este cenário natalício.


Com cerca de 500 metros quadrados e mais de 100 figuras em movimento, este presépio, promovido pela autarquia de Penela e construído há quatro anos por Jaime Roxo, marceneiro de Alcobaça, não esquece nenhum pormenor, podendo encontrar-se no Castelo, entre outras réplicas, a aldeia de Nazaré, a cidade de Jerusalém e de Belém, cerca de 100 bonecos animados trajados a rigor e alguns deles a representarem as profissões em vias de extinção, como o carpinteiro, o oleiro, o moleiro, entre outros.

Quem visita o Presépio Penela, facilmente e sem se aperceber, embarca numa viagem pelo passado, revivendo ou tomando conhecimento de tradições, lendas e ofícios antigos. Facilmente se deixa contagiar pela magia do ambiente, pelas vivências que encontra no lugar e pelo ritmo do dia a dia do presépio. As crianças, essas, mais do que ninguém, rapidamente se apercebem que estão num mundo de magia, fantasia e ilusão.

As largas dezenas de milhares de visitantes que todos os anos têm passado por Penela nesta quadra testemunham bem a beleza desta criação. Penela assume-se, aliás, como uma referência no país, quando se fala em programas de Natal, e este ano espera receber mais de 100 mil visitantes durante este período. De facto, este evento seduz todas as faixas etárias, desde os mais jovens, à população sénior.


De referir ainda que este presépio surgiu com um cariz solidário, revertendo as receitas angariadas para a recuperação das habitações degradadas, cujas famílias não têm posses económicas para executar as obras necessárias.


Programa complementar estende-se por todo o concelho

Apesar do presépio animado ser atração suficiente para uma visita a Penela, a autarquia apresenta um programa natalício mais abrangente, que conjuga uma série de eventos alusivos à quadra. Organizados de forma a agradar a todas as faixas etárias, os vários eventos asseguram muita animação, brincadeira, cor, música e alegria constantes.

Os presépios são, sem dúvida, uma das grandes atrações desta quadra. Em Penela, o visitante é convidado a percorrer o roteiro dos presépios, dos mais tradicionais aos alternativos. Assim, à semelhança dos anos anteriores, volta a realizar-se também o tradicional Presépio do Espinhal, com cerca de 150 metros quadrados. Para além deste, encontram-se também presépios em alguns espaços emblemáticos do concelho, nomeadamente na Igreja de S. Miguel, Santa Eufémia e Misericórdia de Penela, Biblioteca Municipal e Espaço-Museu da Villa Romana do Rabaçal.

Estes presépios podem ser visitados a partir de amanhã. Estarão abertos diariamente, das 10h00 às 19h00.

Quanto ao presépio animado, no Castelo, pode ser visitado de segunda a sexta feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00; aos sábados e feriados das 14h30 às 19h00 e aos domingos das 10h00 às 19h00.

A Granja da Bicharada, a Disco Kids Natal, ateliês infantis e cinema são outras das atividades que prometem agradar ao público mais jovem. Nestes espaços lúdicos e didáticos, a autarquia procura, por um lado, dar a conhecer aos mais novos os usos, costumes e tradições do mundo rural, num ambiente onde não falta também a música e a animação.


Durante a sua visita ao concelho de Penela, o público será ainda surpreendido com o artesanato local e com os produtos típicos da região, provenientes da agricultura tradicional familiar e biológica. Estes produtos encontram-se à venda no Mercadinho de Natal, onde também estarão presentes as IPSS do concelho, com os seus bazares de Natal, num espírito de solidariedade e missão social. O Mercadilho de Natal decorre aos domingos, entre as 10h00 e as 19h00, no Castelo de Penela.


A programação de Natal começa amanhã, às 12h30, com um almoço no restaurante D. Sesnando. Às 14h30 é inaugurada a Loja de Produtos Regionais Sicóxisto e, às 15h00, é inaugurado o Penela Presépio, uma cerimónia que conta com a presença de Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro. Segue-se, às 16h00, a visita ao Presépio Tradicional do Espinhal, na Quinar do Castelo, na vila do Espinhal. O programa de amanhã termina com o Jantar Penela Solidária (ver caixa) mas até 2 de janeiro não vão faltar motivos para visitar o concelho de Penela.

Jantar “Penela Solidária” decorre amanhã no Pavilhão Multiusos


Com o objetivo de tornar este Natal mais Solidário, o município de Penela realiza, pelo quarto ano consecutivo, o jantar “Penela Solidária”, um evento que se integra na programação natalícia e que procura sensibilizar a população para a solidariedade.


O jantar decorre amanhã, a partir das 20h00, no Pavilhão Multiusos, e as receitas angariadas revertem para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho de Penela. “Os fundos angariados, constituídos por uma parte do valor pago para o jantar e pela receita dos leilões, serão distribuídos pelas IPSS’s, contribuindo assim para melhorar a já meritória obra que vêm desenvolvendo”, explica a autarquia.


Este jantar, animado pela Tuna Académica da Universidade de Coimbra, destina-se a todos os que queiram participar e ser solidários. Durante o jantar, serão também entregues os prémios aos seis presépios vencedores do concurso de presépios “Penela Presépio 2010”.